segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ensaio

Lucas Figueredo

Atitude, você sabe o significado dessa Expressão?

Quem nunca acordou com vontade de largar a vida que tem e começar do zero? Quem nunca em um momento de revolta com o chefe pensou em pedir demissão sem se importar com o que aconteceria depois? Pois é, certamente muitas pessoas já se encontraram em uma dessas situações. No entanto, quando são questionados os motivos pelos quais não concretizaram seus pensamentos respondem: faltou-me coragem, faltou-me atitude

Atitude, expressão muito utilizada também pelos jovens para justificar atos que consideram homéricos, contudo será que eles conhecem o real significado da palavra?
Assistindo um programa de TV recentemente - aliás, daí o motivo pelo qual decidi escrever sobre o tema -, pude observar que são muitas as opiniões que eles têm a respeito do assunto e que para eles não existe um conceito que defina a expressão. Porém observei também que muitos deles compartilham da opinião que caracteriza atitude como:
...“Uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante (KARDEC, 1978)”.
Nesse caso, posso dizer então que as pessoas que se encontraram em algum momento em situações iguais ou semelhantes às citadas no inicio do ensaio, tiveram a atitude certa, pois mesmo em meio às situações adversas e as vontades que essas expressam, decidiram com coesão em continuar a levar a vida da mesma maneira, ou até mesmo a não pedirem demissão e se arrependerem depois. Com base nessa definição acredito, que não faltou-lhes atitude como disseram, e sim que agiram certo mesmo sem querer.

No texto “O que é ter atitude”, de Evaristo Marzabal Neves, ele apresenta uma situação diferente da que apresentei no começo. Ele mostra uma pessoa satisfeita com o seu trabalho e caracteriza a maneira como ela se relaciona com o seu ambiente de trabalho como atitude. Ex: para ele, se uma pessoa diz “sou feliz em meu trabalho” ou “eu gosto do que faço”, é a atitude que ela possui em relação ao trabalho.

Satisfação no cargo, envolvimento com o trabalho e comprometimento com a organização, respectivamente, são considerados por ele como as três atitudes mais conhecidas no ambiente de trabalho e, para chegar a essa conclusão, parte do pré suposto que:
“Atitude é a exposição ou declaração de caráter avaliativo favorável ou desfavorável em relação a objetos, pessoas ou acontecimentos. Ela reflete como uma pessoa se sente sobre alguma coisa (ROBBINS, 2001)”.
Entretanto, dentre os vários conceitos que a expressão possui, o que mais condiz com minha opinião é que: “A atitude é a predisposição do indivíduo em responder ou agir de um modo característico sobre o meio social”.

Atitude, uma palavra tão pequena e que quer dizer tanta coisa. Diversos são os estudos para entender essa expressão, muitos são os conceitos que lhes são atribuídos e diversas são as interpretações sociais que ela possui. Certamente você concordará ou discordará de vários deles, e com toda certeza você também tem a sua definição.
Então me diga: o que é atitude para você?